top of page

Meu gato não quer comer... e agora?

Atualizado: 22 de abr. de 2024

Quando um felino não está se alimentando regularmente é sinal de alerta! É preciso estar atento aos sinais e verificar quaisquer indícios de que está ocorrendo uma diminuição ou até mesmo que ele possa ter cessado completamente a sua alimentação.


É importante salientar que os felinos tem hábitos alimentares diferentes dos caninos, e, isso inclui a frequência da ingestão alimentar. Mas primeiro, vamos entender sobre o comportamento alimentar dos felinos...


Os gatos, assim como todos os felinos, com exceção dos leões, são considerados caçadores solitários, ou seja, não caçam em grupo como os cães, portanto não conseguem capturar presas muito grandes e, dessa forma, realizam maior número de refeições para suprir suas demandas energéticas como resquício dos hábitos alimentares dos felinos selvagens.


Outra característica importante do comportamento alimentar felino é que não existe uma hierarquia como ocorre com os cães, ou seja, para os gatos predomina a lei: Quem chegar primeiro, come!


Quanto a ingestão de água é importante salientar que também conservam o hábito de beber pouca água assim como seus ancestrais e, portanto, devem ser estimulados para que melhorem a sua hidratação. Uma das formas é realizar o uso de fontes de água corrente para mimetizar o movimento da água de rios.


É importante salientar a respeito da individualidade de cada animal e também a forma de criação já que são fatores que fazem diferença na sua alimentação. Os gatos filhotes devem experimentar alimentos seguros próprios para sua espécie para que não cresçam com seletividade alimentar e, assim, torne mais difícil sua adaptação caso pegue aversão ou recusa por certos tipos de alimentação. Mas afinal... por quê os felinos param de comer?



Os gatos podem diminuir ou até mesmo parar de se alimentar por uma série de fatores, como por exemplo, estresse, problemas bucais, doenças, alteração de ambiente/ração ou introdução de novos animais. Outros sintomas que podem vir acompanhados com a falta de apetite são náuseas, vômitos, prostração, diarréia e salivação excessiva.


O tutor, muitas vezes, não consegue identificar as causas para a falta de apetite do seu bichinho e, dessa forma, deve procurar o mais breve possível um Médico Veterinário para avaliar sobre o seu estado de saúde.


A falta de alimentação pode desencadear alterações no metabolismo dos lipídios e resultar em uma doença grave chamada Lipidose Hepática (ou fígado gorduroso) e à longo prazo pode causar até a morte.⁣


A Lipidose Hepática é caracterizada como um acúmulo de triglicerídeos nos hepatócitos (células localizadas no fígado), sendo 95% dos casos gerados por uma causa primária, ou seja devemos detectar precocemente o motivo e resolver o quanto antes. É mais comum em animais de meia idade e obesos, porém qualquer faixa etária pode ser acometida. ⁣⁣⁣



Para verificar como está a saúde do seu gato, o médico veterinário irá dispor de exames como hemograma, bioquímico, urinálise, imaginológicos, dentre outros. E a partir dos resultados conduzirá o melhor tratamento para o paciente.⁣


Portanto, fique muito atento ao seu gatinho, caso ele não esteja se alimentando de forma correta, agende já sua consulta veterinária.


Fonte: DEGENERAÇÃO GORDUROSA (LIPIDOSE HEPÁTICA) - SILVA, Leonardo Belli ; GONÇALVES, Paulo.⁣⁣

Commenti


Contato

Telefone:
(11) 3672-5247  | (11) 3676-1322  |      (11) 95448-6976 | Creche e Hotel:       (11) 91181-3749


Endereço:
Rua Monte Alegre, 581 - Perdizes, São Paulo

      Funcionamento: 

Clínica Veterinária: Segunda a Sexta-feira das 09 às 18 horas e Sábados das 09 às 15 horas
Banho e Tosa: Segunda a Sexta-feira das 08 às 18 horas e Sábados das 09 Às 16 horas

Creche: Segunda a Sexta das 07 às 19 horas  -  Hotel Pet: 24 horas

Logo_Whatsapp
Logo_Whatsapp
Cachorro preto olhando para cima
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Fale conosco

Obrigado pelo envio!

©2024 por Dra Marcele. Orgulhosamente criado para Caodella

bottom of page